Mais Lidas

Abril e maio serão os meses de pico

Relatório faz alerta mas diz que em setembro começa a melhorar

Aumento das doenças respiratórias no inverno pode influenciar
Aumento das doenças respiratórias no inverno pode influenciar -

Picos de contaminação do novo coronavírus são esperados para os próximos meses. Relatório técnico publicado pela Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical informa que "vários modelos matemáticos mostraram que o vírus estará circulando até meados de setembro, com um pico de casos em abril e maio".

O estudo foi assinado por cientistas de universidades brasileiras e também pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e defende a importância do isolamento. "Limitando o acesso do público apenas a serviços essenciais, o impacto econômico pode ser mitigado enquanto a epidemia é controlada".

Segundo a pesquisadora em saúde Chrystina Barros, do grupo técnico de enfrentamento à Covid-19 da UFRJ, o pico esperado é calculado por modelos matemáticos.

Pessoas com doenças respiratórias, mais frequentes no inverno, têm mais chance de contrair o vírus. "Mas não significa que vai agravar, como é o caso das doenças pulmonares", ressalta.

Em setembro, ela prevê queda considerável no número de contaminados: "Ainda não serão pontuais, mas serão menores, muitas pessoas já estarão imunes ao vírus e, consequentemente, a transmissão diminui".