Mais Lidas

Eles passaram pelo vírus

Quem sobreviveu à Covid-19 diz que isolamento foi primordial

Estudante de Psicologia e praticante de esportes, Ariel Pontes, de 24 anos, jamais imaginou que poderia estar infectada pelo novo coronavírus, quando foi levada a um hospital particular depois de dias se sentindo mal. Foi na unidade de saúde que ela descobriu que apresentava os setes sinais da doença. Passou 12 dias isoladas e tomando remédios para tratar os sintomas.

Ela é um dos muitos casos de pessoas que enfrentaram o vírus e sobreviveram para contar a história. "Mal conseguia ver televisão. No hospital, senti o despreparo da equipe. As pessoas não queriam me atender", relata a jovem.

Passada doença, a luta de Ariel agora é contra o preconceito: "Fui apenas ao supermercado, mas vi os olhares das pessoas que moram no meu condomínio".

Assim como Ariel, o casal Roberto e Nancy Reis, de 79 e 78 anos, respectivamente, moradores da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, também passou pela Pandemia depois de vários dias no CTI. "A gente acha que a desgraça só acontece com o outro", diz Roberto, já em casa ao lado da esposa.

Moradora do Pechincha, também na Zona Oeste, a executiva de vendas Kricia Fernandes, de 34 anos, acredita ter contraído o vírus logo depois do Carnaval, em uma viagem a São Paulo. Recuperada, continua de quarentena e alerta: "As pessoas têm que entender que passa, mas é preciso tomar cuidado e respeitar. Eu peguei e teria sido pior se não tivesse sido diagnosticado", afirma.