Mais Lidas

Sangue de curados contra o novo coronavírus

Especialistas do Hemorio farão pesquisa para utilização do plasma convalescente em pacientes que tenham o quadro mais grave

01/04/2020 - AGENCIA DE NOTICIA - PARCEIROS - Movimentação no Hemorio, Centro do Rio, nesta quarta feira (01).
01/04/2020 - AGENCIA DE NOTICIA - PARCEIROS - Movimentação no Hemorio, Centro do Rio, nesta quarta feira (01). -

Uma pesquisa realizada pelo Hemorio pretende utilizar o sangue de pacientes que estão curados da Covid-19, há pelo menos 15 dias, no tratamento de outros infectados pelo novo coronavírus. A técnica já foi aplicada em casos de ebola e H1N1 e poderá funcionar como mais uma estratégia no combate à doença. A partir desta semana, a equipe de especialistas fará uma série de estudos para utilização do plasma convalescente (do paciente curado) para os quadros mais graves.

"Se os resultados vierem, será mais um meio de salvarmos vidas", disse o secretário de Estado de Saúde do Rio, Edmar Santos. Diferente da vacina, que é a imunização aplicada na prevenção, o tratamento em análise consiste em infundir o plasma — parte do sangue que contém anticorpos — colhido de pacientes curados para transfundir em infectados. Pacientes de todos os municípios do Estado do Rio que estejam curados poderão ser convocados para serem avaliados.

O plasma ficará no Hemorio e será distribuído a hospitais que tratam casos graves da doença.