Mais Lidas

Sempre à disposição

Eles estão lá no início ou no fim do mês, nos dias úteis ou nos sábados, domingos e feriados. Não é raro ralarem e ainda serem alvo de reclamações de clientes impacientes. Serviço essencial, os caixas de supermercado seguem a rotina de trabalho e redobram a atenção aos cuidados de higiene para evitar a contaminação pelo coronavírus.

Lucimar Benício, caixa operacional, tinha consciência da importância de manter a higiene em casa e agora ampliou os cuidados para o trabalho. "Sempre tive esses cuidados de chegar na minha casa e de tirar o sapato, por exemplo, e trocar de roupa na varanda e ir direto para o banheiro. Agora, no trabalho, uso papel toalha para as mãos. A cada cliente finalizado eu passo álcool em gel e um material específico para limpar o caixa e a esteira", conta Lucimar.

Os clientes também aumentaram os cuidados. Eles estão respeitando a distância na fila e procurando higienizar as mãos. O Guanabara da Rua Maxwell, no Andaraí, na Zona Norte do Rio, onde Lucimar trabalha, disponibilizou álcool em gel nas dependências da unidade.

Nos comércios menores, o cuidado tem sido o mesmo. Bernadete Dias, funcionária de uma padaria em Santa Teresa, na Região Central, tomou pequenas atitudes para o cuidado dos clientes. "Arrumamos centenas daquelas sacolas plásticas que servem como luvas. Tem um par para cada cliente, para que ninguém tenha contato direto com o pegador na hora de puxar o pão. Quando pega o pão, descarta a luva. Também disponibilizamos álcool em gel no caixa", enumera.

O Supermercado Guanabara recomenda que os clientes façam suas compras após as 18h. Segundo a rede, o perfil de horário de pico mudou por conta do isolamento, e a faixa da tarde, das 13h às 17h, tem sido mais movimentada.