Mais Lidas

Tecnologia contra vírus

Pesquisadores e governo criam aplicativos e canais para orientar sobre a Covid-19

Ver passageiros muito próximos nas filas do BRT é uma rotina
Ver passageiros muito próximos nas filas do BRT é uma rotina -

Desde o início da pandemia, a tecnologia se mostrou grande aliada no combate à Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, e sua disseminação. Unindo esforços à luta contra a pandemia que acomete todo o mundo, o doutorando Murilo Gazzola, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu o "CheckCorona", um robô no WhatsApp que visa a ajudar a população a identificar sintomas da doença.

Ao orientar sobre os sintomas, a ferramenta tecnológica também faz com que as pessoas não procurem hospitais sem necessidade, evitando a superlotação do sistema de saúde em todo o país. "Trata-se de um robô programado para fazer perguntas simples e realizar uma espécie de primeiro atendimento por meio do aplicativo de mensagens", explicou o doutorando.

O projeto foi um dos 71 selecionados do Desafio COVID-19, iniciativa do Ministério Público e da Secretaria de Saúde de Pernambuco que vai pagar até R$1,3 milhão em prêmios para propostas de soluções para a pandemia de alto impacto e implementadas em curto prazo. O concurso começou no último dia 20 e recebeu 543 projetos.

Ver passageiros muito próximos nas filas do BRT é uma rotina Reginaldo Pimenta
O projeto da Labirinto precisa de financiamento para conectar voluntários a grupo de risco Divulgação / Labirinto
Ramos nos bancos representaram os fiéis na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha. Na Igreja Matriz São Jorge (foto menor), em Quintino, a missa foi transmitida pela internet Reginaldo Pimenta
Lucimar sorri para cliente: cuidados com a higiene são fundamentais para reduzir o perigo de contágio Daniel Castelo Branco
Unidos de Padre Miguel abre ateliê para confeccionar máscaras DIVULGAÇÃO