Mais Lidas

Rio de Janeiro busca zerar fila de exames

Governo estadual amplia capacidade do Laboratório Noel Nutels

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio ampliou a capacidade de testagem de Covid-19 do Laboratório Central Noel Nutels, no Centro, e promete, já neste fim de semana, zerar a lista de amostras que aguardam laudos. O laboratório está funcionando 24h por dia, e em parceria com o Instituto de Biologia do Exército, Fiocruz e Uerj. "Assim poderemos acompanhar a real evolução da curva de casos, definindo melhor as futuras ações", explicou o secretário da pasta, Edmar Santos, em entrevista ao RJTV.

O governo também vai aplicar 1,2 milhão de testes rápidos. O primeiro lote, com 700 mil unidades, chegará nos próximos dias. Embora não entre em detalhes sobre a testagem, Santos esclarece que não será feita em toda a população e em postos itinerantes do Detran. "Um aplicativo fará a triagem de quais indivíduos terão necessidade de serem testados primeiro. Eles vão receber um código para se dirigirem aos postos do Detran", explicou, lembrando que não há ainda data de início dos testes.

"Com isso nós faremos a testagem a partir da semana que vem. Estamos organizando o melhor protocolo para isso, a testagem da população, para entendermos a prevalência do vírus em nosso meio. Já estamos alinhados com o Detran, de tal forma que os postos serão utilizados. Uma empresa de telefonia já colocou à disposição uma rede de smartphones e linhas que serão necessárias para o processo de testagem e monitoramento das pessoas", afirmou.