Mais Lidas

Telefonemas de Amor

Projeto leva histórias e poesias por telefone a idosos durante o período de isolamento social

Noel Nutels deve zerar no fim de semana os testes atrasados
Noel Nutels deve zerar no fim de semana os testes atrasados -

A dona de casa Sandra de Almeida, de 62 anos, estava atolada com seus afazeres quando recebeu um telefonema. Do outro lado da linha, a professora e escritora Patrícia Proença, de 47 anos, se oferecia para ler uma poesia. Elas, então, marcaram um horário para se comunicarem novamente.

A leitura do poema, que falava sobre o amor, deixou uma certeza em Sandra, que vive o isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus ao lado do marido e de um neto adulto. "O mundo ainda tem solução", disse.

O gesto de Patrícia faz parte do projeto Histórias por Telefone, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, que leva histórias e poesias para idosos durante o período de isolamento social contra a Covid-19.

"Essa ligação me deixou emocionada. Fiquei muito esperançosa com o mundo", ressaltou Sandra, que foi inscrita no projeto por uma sobrinha e não estava esperando por aquele telefonema.

Através do projeto, voluntariamente, poetas, músicos e contadores de histórias entram em contato, por meio do telefone, com as pessoas isoladas, principalmente os idosos, considerados grupo de risco. Em apenas 10 dias, o Histórias por Telefone recebeu 1.485 inscrições, sendo 1.213 de pessoas interessadas em ouvir as histórias e 272 de voluntários para contá-las.

"Acredito que a arte e a cultura podem amenizar os medos e as inseguranças dos idosos", avalia Patrícia, lembrando que, antes de iniciar as ligações, fez a experiência com o próprio pai, de 89 anos. "Ele ficou emocionado", conta. Segundo ela, os idosos se sentem felizes e alguns deles até puxam conversa sobre outros assuntos.

Para o casal Diego e Ana, o confinamento juntinho está 'muito bem, obrigado!' ARQUIVO PESSOAL
Noel Nutels deve zerar no fim de semana os testes atrasados Reprodução / Google Maps