Mais Lidas

Rede de solidariedade

Instituições de ensino produzem materiais para conter avanço do vírus

Instituto Federal do Rio de Janeiro produz e distribui álcool em gel e líquido para a PM e  comunidades
Instituto Federal do Rio de Janeiro produz e distribui álcool em gel e líquido para a PM e comunidades -

A solidariedade tem sido uma das principais armas para combater a propagação da Covid-19 no Rio. Instituições de ensino, por exemplo, buscam soluções para ajudar profissionais que atuam nas áreas de saúde e segurança e também moradores de comunidades carentes. Ontem, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) entregou mais de 300 litros de álcool em gel e líquido para a Polícia Militar e associações de moradores do Conjunto Habitacional Dom Jaime Câmara, em Padre Miguel, e Mortro da Lagartixa, em Costa Barros. O produto deve beneficiar cerca de 35 mil pessoas.

"Todos os campi do IFRJ foram mobilizados para produzir álcool. Os insumos são doados por empresas parceiras e também pelo Instituto Nacional de Tecnologia. A gente faz a nossa parte para ajudar. É importante que as instituições se mobilizem", destaca o reitor do IFRJ, Rafael Almada.

Atualmente, o álcool 70% é produzido pelas unidades do Rio, Niterói, Duque de Caxias, Arraial do Cabo e Paracambi. A produção é de professores, alunos e ex-alunos. Na primeira remessa, foram 460 litros, divididos em álcool glicerinado, para higienizar as mãos, e álcool líquido, para limpeza de superfícies.

O Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam) tem um grupo de pesquisadores e colaboradores engajado na produção de máscaras. Com cerca de 200 pessoas, o projeto já entregou, até o dia 31, mais de 850 unidades para hospitais do Rio.

Projeto precisa de financiamento para conectar voluntários a grupo de risco Divulgação/Labirinto
Instituto Federal do Rio de Janeiro produz e distribui alcool em gel para comunidades - na foto, representante de comunidade em Costa Barros, zona norte do Rio Reginaldo Pimenta
Instituto Federal do Rio de Janeiro produz e distribui álcool em gel e líquido para a PM e comunidades Reginaldo Pimenta