Mais Lidas

Testes dentro do carro

Drive thru para Covid-19 começa semana que vem. Resultado sai em 30 minutos

Assim como na campanha de vacinação da gripe, estruturas do Detran vão ser usadas para os exames expressos
Assim como na campanha de vacinação da gripe, estruturas do Detran vão ser usadas para os exames expressos -

O secretário Estadual de Saúde, Edmar Santos, anunciou ontem que os testes rápidos do novo coronavírus devem começar a ser feitos na população na próxima semana. São 700 mil kits, de uma compra de 1,2 milhão, que mostram o resultado em 30 minutos. A testagem será em "drive thru" nos postos do Detran, como na campanha de vacinação contra a gripe.

"Estamos organizando o melhor protocolo para a testagem em massa. A aplicação principal é entender o tamanho da epidemia no nosso território. Já foi alinhado com o presidente do Detran. Uma operadora de telefonia também colocou à disposição smartphones e linhas que serão necessários para essa testagem e monitoramento da população", disse Edmar Santos.

Além disso, a Faetec vai oferecer técnicos de enfermagem para auxiliar no processo. "Um grupo de pesquisadores está desenhando a melhor forma de fazer. Esses testes são fáceis de aplicar, mas não são fáceis de interpretar para termos a informação necessária. É esse protocolo que está sendo feito para anunciarmos como vai ser na semana que vem", explicou o secretário de Saúde.

A previsão é que outros 500 kits de testes rápidos encomendados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) cheguem ainda este mês. Outros 200 mil testes rápidos foram doados pela Petrobras e chegarão na próxima quinzena, totalizando 1,4 milhão de testes. "É um número mais que suficiente para entender a incidência da doença por regiões, se usado da forma adequada", afirmou Santos.

Comentários