Mais Lidas

Casas lotéricas abertas

Prefeitura também permite funcionamento de lojas de material de construção

Casa lotérica no Centro do Rio funcionou normalmente ontem, mas sem aglomeração e longas filas
Casa lotérica no Centro do Rio funcionou normalmente ontem, mas sem aglomeração e longas filas -

A Prefeitura do Rio manteve a autorização de funcionamento para casas lotéricas e lojas de material de construção durante a pandemia da Covid-19, apesar de decisões conflitantes do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) e do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

Ontem, tanto as lotéricas como as lojas de material de construção estavam abertas em diferentes bairros da cidade.

Na terça-feira, o TJRJ suspendeu os efeitos do decreto do prefeito Marcelo Crivella que incluiu esses estabelecimentos entre os serviços essenciais. Por meio de nota, a prefeitura informou que não foi notificada e que vai recorrer da decisão.

A prefeitura se baseou em parecer do desembargador Feis Friede, do TRF2, que suspendeu a liminar da Justiça Federal de Duque de Caxias que impedia a inclusão de lotéricas e instituições religiosas entre as atividades essenciais. Isso manteve a validade do decreto do presidente Jair Bolsonaro, publicado no dia 25 de março.

Entretanto, o TRF-2 informou que a decisão do TJRJ suspende os efeitos do decreto municipal. Ou seja, o decreto presidencial permite templos e lotéricas entre serviços essenciais, mas, no Rio de Janeiro, a prefeitura está impedida de permitir seu funcionamento, porque o parecer do TJRJ sobrepõe o do TRF-2.

O TJRJ determinou multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da decisão.

Comentários