Mais Lidas

Em vez de carros, mais respiradores

Parceria entre governo, montadoras e Senai vai recuperar equipamentos

Os respiradores recuperados serão usadas no tratamento da Covid-19
Os respiradores recuperados serão usadas no tratamento da Covid-19 -

Em meio à pandemia do coronavírus, algumas iniciativas podem ajudar no tratamento dos doentes e salvar vidas. O Ministério da Economia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e 10 grandes indústrias de diferentes atuações no mercado — entre elas as montadoras General Motors (GM), Jaguar Land Rover, Honda e Renault — criaram uma força-tarefa para realizar a manutenção de respiradores mecânicos que estão parados.

Os equipamentos serão destinados, em seguida, para o tratamento de pacientes graves infectados com a Covid-19. Em todo o Brasil, a estimativa é que cada ventilador recuperado poderá atender até 10 pessoas.

De acordo com a LifesHub Analytics e a Associação Catarinense de Medicina (ACM), atualmente, mais de 3,6 mil ventiladores pulmonares estão fora de operação no Brasil, seja porque foram descartados ou porque precisam de manutenção. Conforme os dados da ACM, existem 65.235 desses equipamentos no país, sendo 17.837 na rede privada e 47.398 no Sistema Único de Saúde (SUS).

Até o dia 25 de março, foram mapeados mais de três mil respiradores que não estão em operação. O intuito é recuperar 100% dos aparelhos fazendo a logística de buscar nos hospitais, levar até uma fábrica mais próxima e consertar com a mão de obra técnica voluntária treinada pelo Senai. Com o equipamento funcionando, ele retorna ao hospital de origem.