Mais Lidas

Fake news mundial

Aliados de Bolsonaro editam vídeo e chefe da OMS rebate

Bolsonaro cita apoio de Tedros Adhanom ao fim do isolamento social. Mas isso não ocorreu
Bolsonaro cita apoio de Tedros Adhanom ao fim do isolamento social. Mas isso não ocorreu -

Na mira do Supremo Tribunal Federal (STF), de especialistas na área de saúde, de partidos de oposição e até de aliados, o presidente Jair Bolsonaro, parecendo ignorar a gravidade da situação, voltou a defender o fim do isolamento social para conter o avanço do coronavírus. Mas, em pronunciamento ontem à noite, evitou tocar no assunto. Ele citou, fora de contexto, trechos da fala do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom sobre os impactos na economia. No momento da fala presidencial, panelaços e gritos de "Fora Bolsonaro" foram ouvidos em regiões do Brasil.

Mais cedo Bolsonaro disse que o diretor da OMS "apoiava" a volta de informais ao trabalho. Foi rebatido por Adhanom no Twitter: "Pessoas sem renda regular ou sem reserva financeira merecem políticas sociais que garantam a dignidade e permitam que elas cumpram as medidas de saúde pública para a Covid-19 recomendadas pelas autoridades de saúde".

Ontem, aliados de Bolsonaro publicaram em redes sociais o discurso editado e fora de contexto do diretor-geral da OMS para dar a entender que ele apoiava o fim do isolamento. Adhanom citou a preocupação com pessoas isoladas em lugares pobres que têm que trabalhar para ganhar o "pão de cada dia". Frase citada, erradamente, por Bolsonaro no pronunciamento. Ele omitiu que Adhanom cobrou garantia de renda à população mais pobre.