Mais Lidas

Pra denunciar muvucas

Disk Aglomeração vai receber denúncias contra quem desrespeitar isolamento

Os cidadãos conscientes da necessidade de isolamento social que quiserem contribuir para conter a propagação do novo coronavírus ganharam um novo aliado. A prefeitura do Rio lançou ontem o Disk Aglomeração para receber denúncias de descumprimento das medidas restritivas que o governador Wilson Witzel (PSC) prorrogou ontem por mais 15 dias.

O Disk Aglomeração vai funcionar pela Central 1746. O autor da denúncia pode indicar qualquer reunião sem justificativa de dez ou mais pessoas em bares, praças e até festas particulares, em que não seja respeitada a distância mínima de 1,5 metro entre elas.

Os estabelecimentos que funcionam com a liberação da prefeitura devem fixar o cartaz com o número do Disk Aglomeração. Caberá à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) avaliar a importância e a gravidade da situação e determinar a dispersão das pessoas, que pode contar com auxílio da polícia, se necessário.

Os infratores podem ser multados e, em caso de reincidência, podem perder os alvarás de seus estabelecimentos.

Ontem, a reportagem constatou que muitos ainda não respeitam com rigor as orientações das autoridades de Saúde, como manter distância de 1,5 metro. No Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, passageiros do BRT esperavam embarque a centímetros de distância. Em Madureira, um grupo foi flagrado aglomerado em frente a um caixa eletrônico. Na Avenida Presidente Vargas, o movimento era maior do que na semana passada.