Mais Lidas

Imagem nada boa

Bolsonaro pode ser multado e recebe críticas até no exterior

O "giro" que o presidente Jair Bolsonaro deu no domingo no Distrito Federal pode render multa e ação judicial. Seus comentários no Twitter, defendendo o fim do isolamento, repercutiram negativamente até no exterior.

Os ministros do Supermo Tribunal Federal (STF), segundo a Agência Estado, afirmaram que barrarão a ideia de Bolsonaro de reabrir o comércio.

Especialista em Administração Pública e professor da PUC-Rio, Manoel Peixinho, disse que a situação é preocupante e alertou que o presidente pode sofrer processo de impeachment por violar a probidade e a dignidade da função. "O presidente está sujeito a julgamento por conduta criminosa pelo STF. Ele cometeu ato de improbidade administrativa por violação aos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa".

Críticas fora do Brasil

A conduta presidencial foi destaque em publicações no exterior. Para o francês Le Monde, a postura de Bolsonaro nas ruas de Brasília são uma "contradição" ao que seu próprio governo prega para evitar a propagação da Covid-19.

Segundo o italiano La Reppublica, Bolsonaro não desiste e afirmou que o Sars-Cov-2 causa apenas uma gripe.

A revista americana The Atlantic classificou o presidente do Brasil como o líder do movimento de negacionistas do vírus.