Mais Lidas

No coração do Samba

Moradores em situação de rua passam a ser acolhidos no Sambódromo

Chegaram, ontem, ao Sambódromo, as primeiras pessoas em situação de rua que ficarão em isolamento social, em quartos adaptados nas salas de aula da Sapucaí. Em um primeiro momento, 60 adultos foram beneficiados. A expectativa é abrigar cerca de 400 pessoas nas instalações equipadas com beliches, roupas de cama e material de higiene.

Para a ação, a Prefeitura do Rio transformou oito salas de aula das três escolas municipais que funcionam sob as arquibancadas em dormitórios. "Esse ponto no Sambódromo vai ser um local para abrigar o pessoal que vive nas ruas, com prioridade para os idosos, mulheres grávidas e com crianças. Aqui, eles vão encontrar alimentação, limpeza e abrigo", disse o prefeito Marcelo Crivella. A prefeitura não autorizou entrevistas com os acolhidos, alegando "situação de vulnerabilidade".

Higienização

Durante a semana passada, o Sambódromo recebeu a equipe da Comlurb, que finalizou o processo de limpeza dos locais que servirão de acomodações. Adaptações necessárias na parte hidráulica, como a instalação de chuveiros e pias, também foram realizadas no local.

Contêineres ainda serão instalados para que sirvam de banheiros. Desde a sexta-feira passada, 250 moradores de rua foram acolhidos. Em parceria com a prefeitura, as Forças Armadas farão o trabalho de descontaminação.