Mais Lidas

Como se prevenir ao fazer compras na rua

Higienizar as mãos é a melhor medida a se tomar, diz infectologista

Dinheiro, cartões e documentos são muito manuseados no comércio
Dinheiro, cartões e documentos são muito manuseados no comércio -

Moedas e cédulas passam de mão em mão pelas ruas e em comércios. Cartões de banco e documentos também. A orientação central para evitar contaminação da Covid-19 é, após usar esses objetos, lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel 70%, e evitar tocar nos olhos, boca ou nariz.

"Não importa se o meio de pagamento é cartão ou dinheiro, o que importa é higienizar as mãos. Como não ficamos o tempo todo com eles nas mãos, ao pegar nessas coisas e em tudo que a gente compartilha, como canetas, higienize as mãos", explicou a infectologista Eliana Bicudo, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), em entrevista à Agência Brasil.

Mesmo com a recomendação do Ministério da Saúde de manter o isolamento social, algumas pessoas ainda precisam ir a mercados e farmácias. De acordo com Eliana, quando saímos de casa, o importante é manter um distanciamento de pelo menos 1 metro das pessoas. "Pode fazer seu supermercado, suas compras, tocar nos objetos, mas não levar as mãos à boca. Assim que acabar, higienize as mãos dentro do possível, sempre que puder", ressaltou ela, que alerta: "Quando estiver em lojas, evite colocar a mão nas mesas e nos balcões."

Dinheiro, cartões e documentos são muito manuseados no comércio Divulgação
A mesa da caridade aceita doações e quem precisa pode pegar os mantimentos Fotos Reginaldo Pimenta