Mais Lidas

Na contramão de tudo

Jair Bolsonaro vai pra rua e mais uma vez afronta orientações de isolamento social

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a provocar polêmica. O passeio que fez por Brasília, na manhã de ontem, foi alvo de críticas, principalmente de parlamentares do Congresso. Bolsonaro saiu de carro da residência oficial e passou por pontos do comércio da capital federal. Depois, foi ao Hospital das Forças Armadas. A saída de Bolsonaro aconteceu um dia após o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçar medidas de isolamento e pedir que o presidente não menosprezasse a gravidade da pandemia.

"Temos um problema do vírus. Ninguém nega isso daí. Devemos tomar os devidos cuidados com as pessoas do grupo de risco. Agora, o emprego é essencial", declarou o presidente ao voltar do passeio.

O deputado Marcelo Ramos (PL-AM) foi um dos críticos. "O 'rolezinho' do presidente, além de uma irresponsabilidade, é péssimo exemplo e provocação ao Mandetta, que tem sido voz de lucidez no governo no combate ao coronavírus", disse.

Oposição, a bancada do PT também se manifestou. O deputado Paulo Pimenta (RS) chamou Bolsonaro de 'Capitão Corona', e disse que o presidente afrontava todos os procedimentos orientados pelos organismos de Saúde. Marcelo Freixo (Psol-RJ) foi mais um a comentar. O parlamentar lamentou o que classificou como falta de "bom senso" e de "caráter" do chefe do Executivo.

Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado ontem, o país já contabiliza 136 mortes e 4.256 casos confirmados de coronavírus. Em relação ao sábado, são mais 22 mortes e 352 novos casos confirmados.

Presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire (SP) compartilhou postagens que censuravam o passeio do presidente. Um seguidor perguntaou: "Gente, sou só eu que está vendo essa loucura? Onde isso vai parar?". Freire respondeu: "Surreal, mas, infelizmente no Brasil, por malefício de Bolsonaro, é real".