Mais Lidas

Vírus domina quase metade da cidade

Dos 160 bairros do Rio, 70 já registram infectados

Na Barra, bairro com mais casos no Rio, ainda é grande a movimentação de pessoas, sobretudo nas praias
Na Barra, bairro com mais casos no Rio, ainda é grande a movimentação de pessoas, sobretudo nas praias -

Quase metade dos bairros cariocas já apresenta casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo um levantamento feito pelo MEIA HORA, com base nos dados da prefeitura (atualizados ontem, às 18h, na plataforma 'Painel Rio Covid-19'), dos 160 bairros da cidade, 70 deles já registram casos de moradores infectados, o equivalente a 43,75%. No total, são, agora, 516 casos na capital, com 13 mortes: cinco mulheres e oito homens.

A Barra da Tijuca, na Zona Oeste, é o bairro com o maior número de registros (65). Entre as regiões, a Zona Sul, que concentra dez dos quinze bairros mais afetados da cidade, surge como o epicentro da epidemia local, com 46,83% dos casos.

A velocidade com que o vírus se propaga nos bairros chama atenção. Até o último dia 19, a doença havia atingido apenas 18 bairros. De acordo com o médico epidemiologista e pesquisador da Fiocruz, Daniel Soranz, a previsão é de que nas próximas duas semanas o percentual de contaminação chegue a praticamente todos os bairros. "A explosão (de casos) será nos próximos dois meses".

A insistência de muitos em não respeitar o isolamento social poderá resultar num contágio mais rápido. Na Barra, por exemplo, foi grande o número de pessoas na orla no fim de semana. No bairro, os homens são os mais afetados pelo vírus, com 44,6% dos casos (nem todas as pessoas se declaram entre masculino e feminino, por isso, a soma não é de 100%).

A média de idade dos infectados na Barra da Tijuca é de 46,9 anos, já a faixa etária mais atingida está entre 30 e 39 anos.