Mais Lidas

Sem pegar onda errada

Sábado foi dia de praias vazias e bares fechados. Quem desobedeceu tomou 'dura'

No Arpoador, PM manda grupo de jovens sair da água e deixar a praia. Em outras praias da orla também teve gente desobedecendo às medidas
No Arpoador, PM manda grupo de jovens sair da água e deixar a praia. Em outras praias da orla também teve gente desobedecendo às medidas -

O carioca está se acostumando à nova configuração da cidade: dia de sol sem praia e idosos com acesso proibido às agências bancárias. Hoje passa a valer decreto do prefeito Marcelo Crivella (Progressistas), publicado sexta-feira, que veta o atendimento presencial a maiores de 60 anos em agências bancárias.

"O decreto é para desestimular a ida de idosos às agencias. Caso essas agências ofereçam atendimentos que sejam especiais, com condições que evitem aglomeração, e que possam atender de forma cabível um ou outro que precise ir à agencia, tudo bem", diz a prefeitura.

Outra medida para evitar aglomerações é o patrulhamento ostensivo das praias. Só ontem, a reportagem flagrou a PM "expulsando" das praias diversas pessoas que ignoravam o isolamento social e curtiam o sábado de sol como se não estivesse no meio de uma pandemia.

No Arpoador, na Zona Sul, a PM foi até a areia e pediu para um grupo de sete jovens sair imediatamente da água. O mesmo se repetiu na Praia de Ipanema. Em Copacabana, os agentes abordaram um casal que caminhava na areia e orientou sobre as medidas de prevenção. Na orla, viaturas emitiam avisos sonoros em vários idiomas com alertas à população e turistas.

De acordo com a PM, os policiais estão instruídos a priorizar a conscientização. Mas em caso de desobediência, o policial poderá dar "voz de prisão".

Bares e restaurantes ficaram fechados na zonas Sul e Norte

O decreto de Marcelo Crivella publicado na sexta-feira também determina que bares e restaurantes funcionem apenas para serviço de entregas. Ontem, nas zonas Norte e Sul, a medida estava sendo cumprida e equipe de reportagem não encontrou nenhum estabelecimento aberto.

"Desde o início da quarentena, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) recomenda que todos sigam as orientações das autoridades públicas. E, neste momento, a orientação é manter os salões fechados, trabalhando apenas com entregas", defende Pedro Hermeto, presidente da Abrasel-RJ.

Até o fechamento desta edição, 11 estabelecimentos, entre bares e restaurantes, já tinham sido autuados, segundo a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF). A multa é de R$ 891,59 por dia. Segundo o decreto, os desobedientes ainda poderão ter seus alvarás cassados, após envio de notícia crime da SMF à polícia e ao Ministério Público.