Mais Lidas

Paes nega acusações

Denunciado por suposta fraude em licitação

Ex-prefeito Eduardo Paes.
Ex-prefeito Eduardo Paes. -

O ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes, se defendeu, em vídeo obtido pelo MEIA HORA, das acusações de corrupção passiva, fraude em licitação e falsidade ideológica, em processo movido pela Justiça Federal, na concorrência para favorecer consórcio formado pelas empreiteiras Queiroz Galvão e Oas, na construção do Complexo de Deodoro, nas Olimpíadas de 2016. A 3ª Vara Federal aceitou a denúncia contra Paes, pré-candidato à prefeitura nas eleições deste ano.

"Essa denúncia se baseia na delação do senhor Leo Pinheiro, então executivo da OAS. A única afirmação que esse cara faz é que eu teria pedido a ele que se associasse à empresa Queiroz Galvão para que ela pudesse participar dessa licitação para construir esse Complexo de Deodoro, já que ela (empresa) não tinha um certificado para construir estádios. Com isso, esse cara deduz que essa licitação já estaria dirigida para a Queiroz Galvão. Em nenhum momento esse Leo Pinheiro faz referência a qualquer ato da minha parte que pudesse justificar essa denúncia de corrupção. Ele não diz que eu pedi vantagem, valores ou qualquer coisa", diz Paes num trecho do vídeo.

Em outro, ele diz que a denúncia "me causa estranheza e indignação porque sempre surgem às vésperas de campanhas eleitorais. Eu quero reafirmar que confio no Judiciário e nas instituições brasileiras e não serão essas tentativas de politizarem suas funções que vão me inibir a participar da campanha eleitoral".

"Vou provar minha inocência e que sem a construção do Parque de Deodoro nós não teríamos o mesmo sucesso com os Jogos Olímpicos", afirma Paes.

Ex-prefeito Eduardo Paes. Reprodução
Eduardo Paes Vanessa Ataliba/Parceiro/Agência o Dia