Mais Lidas

Salário maior na Câmara de Japeri

Aumento de 25% vale para concursados e comissionados a partir de abril

Em meio à quarentena para evitar a proliferação do novo coronavírus, vereadores de Japeri, na Baixada Fluminense, se reuniram para aprovar aumento de 25% nos salários dos servidores efetivos e comissionados da Câmara Municipal. A medida, acatada pelo prefeito Cezar Melo (PSB), acontece após o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), declarar que o Estado pode entrar em colapso financeiro caso não seja ajudado pelo governo federal.

O reajuste foi publicada no Diário Oficial da última terça-feira e começa a valer a partir de 1º de abril. A Câmara informou que a medida não se estende para os vereadores e alegou que o aumento estava previsto em lei.

Nas ruas, a decisão causou revolta. "O que eles fizeram é um absurdo. Num momento em que o mundo inteiro passa por uma situação de crise, não pode ter uma decisão como essa", reclamou o servidor público Leonardo Frotte .

O Sindicado dos Servidores de Japeri repudiou a medida e disse que os servidores não recebem reajuste salarial há oito anos.

De acordo com dados das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud), Japeri é o município com o pior IDH do Estado do Rio de Janeiro, com 0,591. Entre os principais problemas da cidade estão a falta de saneamento básico e desemprego. Somente 7,7% das pessoas estão ocupadas.