Mais Lidas

Pilotos do BRT podem ser presos

Prefeito Crivella pede para que os motoristas evitem rodar com ônibus cheios

Rio de Janeiro - RJ  - 10/02/2020 - Especial BRT Transolimpica - na foto, Estaçao Morro do Outeiro, Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro -  Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 10/02/2020 - Especial BRT Transolimpica - na foto, Estaçao Morro do Outeiro, Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia -

Ontem, o prefeito Marcelo Crivella anunciou que vai endurecer o controle para evitar a propagação do coronavírus no Rio. Pela manhã, ele disse que motoristas do BRT podem ser presos em flagrante caso conduzam ônibus articulados com pessoas viajando em pé. Crivella citou o artigo 268 do Código Penal como base para a penalização.

"A orientação para os motoristas é não transitar com o ônibus cheio. Eles devem desligar o carro, colocar a chave no bolso e se recusar a prosseguir viagem", avisou.

Segundo o prefeito, a fiscalização no BRT, que estava ocorrendo só nos principais terminais, como na Alvorada, será ampliada para todas as outras. Para isso, informou que a prefeitura já enviou, ontem, à Câmara dos Vereadores, projeto para alterar a escala de serviço da Guarda Municipal, de 12h por 60h para 12h por 36h.

"Queremos impedir que o BRT se torne vetor de transmissão do coronavírus e pedimos aos vereadores que votem em caráter de urgência. Se aprovarem, teremos aumento do efetivo da Guarda Municipal, e poderemos colocar equipes em cada estação para fiscalizar", disse Crivella, acrescentando que os agentes serão acompanhados por PMs para eventuais ordens de prisão.

Ainda sobre o BRT, o prefeito disse que fiscais da Secretaria municipal de Transportes irão atuar nas 36 garagens de ônibus articulados para garantir que todos estejam em circulação.