Mais Lidas

MEC autoriza aulas em plataformas digitais

Com escolas fechadas para evitar o avanço da Covid-19, a medida pretende evitar que estudantes se prejudiquem durante pandemia

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a substituição das disciplinas de cursos presenciais em andamento para aulas com métodos que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação. O objetivo da medida é manter a rotina de estudos dos alunos que tiveram aulas suspensas para evitar o avanço da Covid-19.

O ensino à distância na grade presencial é valido para todo o sistema federal de ensino, que além das universidades e institutos, tem também o Colégio Pedro II, e se estende às universidades e faculdades privadas. A substituição é válida por 30 dias, mas pode ser prorrogada, dependendo da orientação do Ministério da Saúde. As instituições que optarem pela substituição de aulas precisam entrar em contato com o MEC em até 15 dias.

A portaria informa que a instituição de ensino ficará responsável por definir quais disciplinas poderão ser substituídas, por disponibilizar as ferramentas para os alunos conseguirem acompanhar os conteúdos e pela realização de avaliações durante esse período. O texto também prevê que as instituições suspendam as atividades presenciais no mesmo prazo, entretanto, as aulas deverão ser integralmente respostas.

No Rio de Janeiro, o Governo Estadual firmou parceria com o Google para utilizar uma plataforma de estudos nos mesmos moldes. O estado irá custear o link patrocinado junto às operadoras de internet, para que alunos e professores não gastem seus pacotes de dados. A plataforma só funcionará caso a suspensão das aulas seja prorrogada.

"Nossa preocupação é que os alunos não tenham internet para baixar os conteúdos, por isso vamos custear os links", informou o secretário de Educação, Pedro Fernandes.