Mais Lidas

Corrida contra o tempo

Até o dia 4 de abril, Estado do Rio vai precisar de 1.800 leitos para infectados

Prefeito Crivella foi ao Riocentro, onde funciona o Gabinete de Crise, vistoriar o local do hospital de campanha
Prefeito Crivella foi ao Riocentro, onde funciona o Gabinete de Crise, vistoriar o local do hospital de campanha -

Um estudo de pesquisadores do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS) revela que, até o dia 4 de abril, o Estado do Rio precisará de cerca de 1.800 leitos para atender a todos os casos previstos de hospitalização por coronavírus. Segundo os pesquisadores, 52%, dos infectados (3.449) no Rio por coronavírus serão internados.

Para chegar ao total de leitos necessários o levantamento aplicou aos números do Estado do Rio os dados italianos, do "Sito del Dipartimento della Protezione Civile" (Proteção Civil), em que 44% do total acumulado de pacientes detectados com coronavírus ficaram em internação e 8% foram para Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Pesquisadores do Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico Científico da PUC-Rio participaram do estudo.

De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o Estado tem 19.447 leitos públicos, sendo 18.272 de internação hospitalar e 1.175 de UTI.

A secretaria Municipal de Saúde informou que o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, é referência para o atendimento do coronavírus. Hoje, a unidade conta com 30 leitos e, em 30 dias, terá 372 leitos disponíveis. Já o Estado informou que providenciou a compra de Equipamentos de Proteção Individual para abastecer unidades que receberão vítimas do novo Coronavírus.