Mais Lidas

Médicos indicam cuidados

OMS manda evitar ibuprofeno em tratamento

Segundo a doutora em imunologia Fernanda de Carvalho, cada caso deverá ser acompanhado pelo médico de confiança do paciente, que determinará os cuidados a serem tomados. De acordo com ela, a vacina da gripe, por exemplo, pode ser administrada em idosos e gestantes. Já a da febre amarela é contra-indicada: "Cada situação deverá ser avaliada individualmente".

Já Tânia Vergara alerta que, no caso das mulheres grávidas, atualmente, não se sabe se elas têm maior chance de adoecer com a Covid-19 do que o público em geral: "Não sabemos nem se elas são mais propensas a ter doenças graves como resultado".

Ibuprofeno

O Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou ontem que as pessoas evitem usar a substância ibuprofeno para tratar sintomas da Covid-19. A recomendação foi feita após pesquisa indicar que pacientes com diabetes e hipertensão tratados com o ibuprofeno tinham mais riscos de desenvolver quadros mais graves da doença."Existem vários outros anti-inflamatórios, antitérmicos — por exemplo, paracetamol — que têm o mesmo efeito e não têm evidência de que têm esse problema", disse ontem o infectologista Celso Granato.