Mais Lidas

Emergência no Rio

Pontos turísticos ficarão fechados. Shoppings e bares terão funcionamento alterado

medidas1
medidas1 -

O governador do Rio, Wilson Witzel, vai decretar situação de emergência no estado por causa do coronavírus. Segundo o governador, a partir de hoje, os principais pontos turísticos do Rio serão fechados, como Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Museu do Amanhã e a Roda Gigante Rio Star. Bares e restaurantes deverão reduzir a 30% o movimento de clientes. Será priorizado o serviço de delivery e que as pessoas comprem comida e a levem para casa.

Shoppings também se comprometeram A funcionar em turno único de oito horas, A fechar lojas e a abrir apenas as praças de alimentação. A situação de emergência permite contratações emergenciais na área da saúde, além de determinar os empreendimentos que devem ser fechados ou funcionar parcialmente.

"Faço um apelo à população do nosso estado, aos jovens, aqueles que ainda não entenderam que a situação é grave. Nós estamos tentando evitar que ocorram mortes como estão ocorrendo na Itália e Espanha e que ocorreram na China. Se nós agirmos como outros países agiram, como a Coreia do Sul, esvaziando as ruas, restaurantes, nós conseguiremos conter a proliferação do vírus", justificou Witzel.

O governador se reuniu com entidades, donos de bares e restaurantes e produtores culturais para discutir medidas ainda mais restritivas. Witzel afirmou que poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal se as medidas não forem cumpridas.

Sem citar nomes das unidades de saúde, o governador disse ainda que dois hospitais serão reativados, com 300 leitos cada, podendo chegar a 600 leitos nos próximos 60 dias.