Mais Lidas

Em busca de oportunidade

Curso preparou 27 alunos para trabalhar com projetos de gás canalizado

Hesley Oliveira disse que recebeu três vezes mais do que costuma ganhar
Hesley Oliveira disse que recebeu três vezes mais do que costuma ganhar -

Há dez anos, o angolano Moisés José Neves, 32, chegou ao Brasil com o objetivo de conquistar uma profissão. Foi um longo caminho até se tornar engenheiro civil pela UFRJ. De lá para cá, buscou cursos e abriu a própria empresa na área de vistoria predial. Hoje, o rapaz está entre os 27 formandos que acabam de conquistar o diploma no curso Técnicas para Análise de Projetos de Gás Canalizado, oferecido pela Firjan/SENAI/SESI, em parceria com a Naturgy. Foram duas turmas, iniciadas no ano passado.

"Antes de fazer esse curso eu tinha que chamar outro profissional para concluir esta etapa do serviço. Agora, eu mesmo posso fazer. Quero continuar essa especialização", conta Neves.

O curso, encerrado na última semana, é fruto de uma necessidade do setor, como explica o professor das duas turmas, Maurício Gonçalves.

"O processo começou com a Naturgy nos procurando para atender uma demanda do próprio sindicato. A ideia foi qualificar não apenas os profissionais do setor, mas também de outras áreas", explica o docente. Segundo ele, devido à diferença de nível de conhecimento entre os alunos, foi preciso um balanceamento antes de seguir o plano de aulas.

Foi o caso do técnico em mecânica Rodrigo Cunha, de 38 anos, que está desempregado. Casado e pai de um menino, ele enxerga a nova formação como uma oportunidade para o recomeço.

"Eu não tinha experiência nesta área, o que torna meu desafio ainda maior. Já estou em busca de uma chance para por em prática meu aprendizado", afirma.

O professor Gonçalves explica de que maneira os formandos poderão atuar no mercado. "Ele não necessariamente terá que estar vinculado a uma empresa. É possível ser prestador de serviço e abrir a própria empresa", conclui.

Hesley Oliveira disse que recebeu três vezes mais do que costuma ganhar Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Moisés José Neves (d) e Rodrigo Cunha já estão em busca de oportunidades na nova área de atuação Renan Schuindt
Ao todo, 27 alunos, divididos em duas turmas, se formaram no curso, que teve aulas iniciadas em 2019 Renan Schuindt