Mais Lidas

Redução de fiéis na missa

Devotos estão apreensivos com a propagação do coronavírus

Poucos fiéis foram à tradicional missa das 10h na Paróquia São Judas Tadeu, no Cosme Velho
Poucos fiéis foram à tradicional missa das 10h na Paróquia São Judas Tadeu, no Cosme Velho -

A cada dia que passa, a pandemia do coronavírus vai ditando novas regras e mudando os hábitos na cidade do Rio. As missas nas igrejas católicas da capital, por exemplo, apesar de não terem sido suspensas, já são realizadas com uma participação bem reduzida de fiéis. A Paróquia São Judas Tadeu, no Cosme Velho, retratou bem ontem esse novo cenário que se desenha diante das medidas adotadas pelos cariocas para evitar o contágio e a disseminação do novo vírus. A principal missa de domingo na paróquia, que é celebrada às 10h, teve ontem uma menor frequência.

Algumas medidas de prevenção à disseminação do Covid-19 já foram recomendadas pela Arquidioce do Rio. Entre elas, a suspensão do tradicional abraço da paz e o aumento do número de missas para diminuir a quantidade de fiéis e aglomeração nos espaços.

Aparecida e Vaticano

No Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, todas as celebrações estão canceladas por 30 dias. O Vaticano também anunciou que as missas da Semana Santa serão realizadas sem os fiéis na Praça São Pedro. As missas afetadas são: Domingo de Ramos (5 de abril), Quinta-feira Santa (dia 9), Sexta-feira Santa e o Caminho da Cruz no Coliseu Romano (dia 10), Sábado Sagrado da Vigília Pascal (dia 11) e Domingo de Páscoa (dia 12).