Mais Lidas

Prevenção sobe o morro

Prefeitura planeja intensificar visitas de agentes de saúde em áreas mais carentes

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende ampliar o treinamento dos agentes de saúde para que eles ajudem na prevenção de possíveis casos de infecção pelo Coronavírus (Covid-19) nas favelas cariocas. A informação foi passada pela coordenadora de Vigilância em Saúde da prefeitura, Patrícia Guttmann. O número de visitas domiciliares em regiões mais pobres da cidade também está em análise. A preocupação tem a ver com a grande quantidade de pessoas que vivem em condições precárias nas periferias.

Segundo Guttmann, ao apresentar qualquer um dos sintomas pessoa deve buscar cuidados médicos na Clínica da Família mais próxima da residência. "Não há motivos para pânico. É importante enfatizar que o melhor remédio ainda é a prevenção", diz. Ainda segundo ela, houve um alarmismo que levou muitas pessoas a procurarem hospitais de grande porte. "Na maioria dos casos os sintomas apresentados não se encaixam com os sintomas do novo Coronavírus. Os cuidados que a população das favelas deve tomar são os mesmos de qualquer região", diz.

Uma cartilha eletrônica deverá ser lançada em breve pela pasta. O objetivo é levar informações preventivas que evitem a propagação da doença. "Não podemos criar uma cartilha de papel, como estamos acostumados, porque seria mais um risco de contágio durante a distribuição do material. Vamos trabalhar as informações de maneira clara e objetiva. Mesmo assim, em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o Disque-Saúde, do Ministério da Saúde, por meio do telefone 136", acrescenta Guttmann.