Mais Lidas

Prevenção nos transportes

Trem, metrô, BRT, Barcas e VLT adotam cuidados

A recomendação do Ministério da Saúde de evitar locais de grande aglomeração aumentou o receio dos passageiros de transportes públicos, principal forma de deslocamento para milhares de pessoas todos os dias. Por conta disso, as concessionárias adotaram medidas de precaução contra o vírus.

A SuperVia vai contratar equipes especiais para trabalhar na higienização interna dos trens e está produzindo materiais de comunicação sobre a prevenção da doença. Seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o MetrôRio divulga campanhas educativas dos órgãos de saúde.

Os funcionários do metrô são orientados sobre métodos de prevenção. O BRT passou a divulgar informações das autoridades de saúde desde a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país e colocou cartazes nas estações para orientar usuários. Já a Federação das Empresas de Transporte do Rio (Fetranspor) aguarda orientações técnicas das autoridades de saúde.

As estações das barcas terão álcool gel 70% gratuito para os usuários que, por meio de mensagens no sistema de som, são informados sobre ações preventivas, como lavar as mãos, ficar atento aos sintomas, entre outras.

No VLT, as portas serão liberadas automaticamente, para evitar que os passageiros toquem no botão que abre as portas. As ações de limpeza serão intensificadas.