Mais Lidas

Novas recomendações

Ministério da Saúde divulga medidas para conter o coronavírus

O mercado da construção é um dos segmentos com potencial de crescimento em 2020
O mercado da construção é um dos segmentos com potencial de crescimento em 2020 -

O Ministério da Saúde (MS) fez novas recomendações gerais para todos os estados brasileiros e outras específicas para os locais com transmissão local e comunitária do novo coronavírus. Uma delas é o cancelamento ou adiamento de grandes eventos, sejam eles governamentais, esportivos, culturais ou políticos. Rio de Janeiro e São Paulo, até o momento, são os únicos estados com transmissão comunitária. Já o Estado da Bahia tem transmissão local. Amazonas, que não estava no ranking do ministério, registrou um caso suspeito ontem.

Em locais com transmissão local, recomenda-se que idosos e doentes crônicos restrinjam o contato social, ou seja, evitem viagens, cinema, shopping, shows e demais locais com aglomeração de pessoas.

Em locais com transmissão comunitária, as medidas são mais rígidas. A pasta incentiva a realização de reuniões virtuais e o trabalho remoto (home office), se possível. Para as instituições de ensino, o planejamento da antecipação de férias, visando a reduzir o prejuízo do calendário escolar, é uma das medidas sugeridas. O uso de ferramentas de ensino à distância também é uma delas.

A medida foi descrita como geral para os estados. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, os organizadores ou responsáveis pelos eventos devem cancelar ou adiar, se houver tempo hábil. "Não sendo possível, recomenda-se que o evento ocorra sem público", pontuou. A medida também vale para cruzeiros turísticos, que devem ser adiados durante o período de emergência em saúde pública.

O secretário explicou que o objetivo das medidas do ministério é reduzir a velocidade da transmissão do novo coronavírus no país.