Mais Lidas

Mulherada no tatame

Projeto oferece lutas para mulheres. Elas também são preparadas para defesa pessoal

'Lute como uma garota'. A frase, que surgiu de uma campanha publicitária, bem que poderia ser usada por qualquer uma das mulheres do Projeto #Vemcer, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Além de preparar as empoderadas para se protegerem através de aulas de defesa pessoal, o projeto oferece aulas gratuitas de Muay Thai, Kickboxing, Judô, Jiu Jitsu e Luta Livre.

Neste domingo, Dia Internacional das Mulheres, as garotas do #Vemcer mostram que estão prontas para a luta, da vida e do tatame. O projeto foi fundado em 2017 e promove a prática esportiva integrada à cidadania e à solidariedade. São atendidos cerca de mil alunos da Baixada.

E foi por meio do projeto que Ingrid da Silva, de 28 anos, viu a sua vida se transformar. Depois de ter sido demitida, a ex-funcionária de um telemarketing sofreu de ansiedade. "Eu só ficava dentro de casa e abalada emocionalmente. Depois da Luta Livre, mudei espiritual e emocionalmente", contou.

Além de subir ao tatame para aprender as diferentes modalidades de luta, segundo a presidente do #Vemcer, Tatiana Figueiredo, as mulheres têm aulas das técnicas de defesa do Empoderadas — projeto coordenado por Érica Paes, ex-lutadora de MMA e campeã mundial de Jiu-Jitsu. "O Empoderadas ensina mulheres a se protegerem da violência, em especial a doméstica. Em paralelo, fazemos ações de empoderamento feminino", explicou Tatiana.