Mais Lidas

Orientações para escolas

Recomendações ocorrem em meio à preocupação com coronavírus

Professores serão multiplicadores de medidas de prevenção
Professores serão multiplicadores de medidas de prevenção -

Após o período de paralisação para o Carnaval, a volta às aulas ocorre hoje em meio à preocupação com os riscos de contágio do coronavírus. Com 19 casos suspeitos no estado, o Ministério da Saúde e as secretarias de Educação de Estado e do Município do Rio prepararam recomendações para as escolas.

A orientação é que todas as unidades comprem e instalem dispensers de álcool gel para a higienização das mãos de alunos e funcionários. No rede municipal, a secretaria afirma que vai reforçar o abastecimento de álcool em gel, já fornecido nas escolas.

Também serão distribuídos materiais informativos de prevenção, para que os professores da rede municipal, a partir de indicações do Ministério da Saúde, atuem juntamente com os alunos na multiplicação do conteúdo, além de ajudarem no monitoramento da comunidade. A SME diz ainda que o calendário escolar está mantido normalmente.

Está agendada para a próxima semana uma reunião pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) para consolidar uma campanha de vacinação contra o sarampo nas escolas. O conteúdo também será utilizado para que sejam discutidas novas ações preventivas e educativas para lidar com a epidemia do novo coronavírus.

A SEEDUC mantém interlocução com a Secretaria de Estado de Saúde para realização de ações oportunas e avaliação de casos específicos e suspeitos da doença.

As recomendações de prevenção são lavar as mãos várias vezes por dia; cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; usar lenços de papel descartáveis em caso de coriza, espirros e tosses — com descarte dos mesmos em local apropriado; higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool gel ao tocar maçanetas e corrimões em locais públicos; e, em caso de febre e algum sintoma respiratório, procurar avaliação médica antes de frequentar a escola.