Mais Lidas

Alertas de ajuda para mulheres

Ação em bares e casas noturnas faz parte de lei

'Ei, moça! Não tenha medo, estamos aqui para ajudá-la'. Frases como essa estão fixadas em bares do Rio. Exibidos em locais estratégicos, os alertas contêm códigos que visam ajudar mulheres em situações de perigo. A ação faz parte do cumprimento da lei estadual 8378, de abril do ano passado, que determina o auxílio às mulheres que se encontrem em situação de risco dentro de casas noturnas.

Gerente do Bar do Adão, no Centro, Antonio Lopes conta que os avisos foram colocados no local há sete meses. O bar ainda oferece ajuda para acompanhar a mulher até o seu meio de transporte. "Essa é uma maneira que encontramos para ajudar. As clientes se sentem mais seguras", afirma Lopes.

Quem também optou por ajudar o público feminino foi o Boteco Colarinho, em Botafogo. De acordo com o gerente Jeandro Fonseca, por meio de um grupo numa rede social, donos de estabelecimentos discutiram o assunto e resolveram recomendar a ação. "Muitas mulheres nos fazem elogios ao perceberem os avisos", diz Fonseca.

De férias no Rio, a francesa Ange Tadonki, de 22 anos, lembrou que a luta em defesa das mulheres é bem atuante no governo francês. "Nunca vi isso na França, mas é uma boa ideia, que deve ser replicada."

A professora Wanda Borges, de 32 anos, aprovou os cartazes. "É muito bom saber que podemos pedir ajuda."