Mais Lidas

De alma lavada

Após 23 anos, Viradouro conquista seu segundo título no Grupo Especial

Presidente da Viradouro, Marcelinho Calil comemorou o título de campeã do Carnaval da Vermelha e Branca na quadra da escola, em Niterói
Presidente da Viradouro, Marcelinho Calil comemorou o título de campeã do Carnaval da Vermelha e Branca na quadra da escola, em Niterói -

Após 23 anos de jejum no Grupo Especial, a Unidos do Viradouro é a campeã do Carnaval 2020. A escola de Niterói conquistou seu segundo título na elite de virada, no penúltimo quesito (Evolução). Com o enredo Viradouro de Alma Lavada, desenvolvido pelos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcisio Zanon, a Vermelha e Branca terminou a apuração, ontem, com 269,6 pontos.

"Nós estamos de alma lavada. Essa escola merecia. Desculpa, gente!", disse Zanon, emocionado. "Em 2017, eu ganhei o Carnaval (no Império Serrano) e não pude estar no Especial (no ano seguinte). Dedico este prêmio à minha mãe e a esta diretoria maravilhosa", afirmou Ferreira.

Segunda a desfilar, no domingo, a Viradouro levou para a Sapucaí um enredo sobre as Ganhadeiras de Itaupã, quinta geração de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços em Salvador em busca da sua alforria. A comissão de frente, que trouxe um aquário no qual uma componente mergulhava, fantasiada de sereia, arrancou aplausos do público. As alegorias, a maioria nas cores vermelho, prata e dourado, impressionaram. Um dos destaques foi uma escultura de Oxum 'lavando' o logo da Viradouro.

A interação com o público foi outro ponto forte do desfile: as baianas entregaram saquinhos de cocada. Teve ainda componentes distribuindo fitinhas de Nossa Senhora da Conceição.