Mais Lidas

Feirão dá desconto de até 98% na dívida

No aplicativo ou no site do Serasa Consumidor é possível dividir o débito em 36 parcelas

Os inadimplentes terão uma oportunidade de ficar no azul e começar esse ano - que dizem só começar depois do Carnaval - com o pé direito. De hoje a 31 de março 40 empresas estarão no Feirão Limpa Nome da Serasa Consumidor. E limpar o nome está bem na palma da mão do consumidor: pelo aplicativo Limpa Nome ou diretamente no site (www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online). A plataforma permite parcelamento das dívidas em até 36 vezes e, em alguns casos, com desconto de 98% para quitar o débito à vista. O aplicativo está disponível para smartphones e tablets e pode ser baixado gratuitamente.
Segundo o Mapa da Inadimplência divulgado pelo Serasa Consumidor, os setores bancários e de cartão de crédito, respondem por 27,8% do total de débitos em atraso. Em seguida vêm as contas básicas, como energia elétrica, água e gás, com 20,4%, varejo com 12,3% e telefonia, 11%.
Para ter acesso ao valor dos débitos, o consumidor pode se cadastrar no site https://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/. No alto à direita da página clique no ícone "cadastra-se". Em seguida abrirá uma aba, nela aparecerão as opções de se inscrever usando dados do Facebook ou do Google, mas se não quiser usar essas duas formas, é preciso preencher alguns campos com CPF, nome, data de nascimento, email e criar uma senha. Em seguida clicar em "declaro que li e aceito os termos".
Mas antes de assumir o compromisso de pagamento da dívida é importante fazer um Raio X das finanças para saber se terá como arcar com os pagamentos, em caso de parcelamento. O alerta é de Gilberto Braga, economista e professor da Fundação D. Cabral e do Ibmec. "Quando for renegociar a dívida, esteja certo de que poderá pagar o que propôs ao credor. Não adianta renegociar e depois começar a dever de novo, pois pode piorar a situação", orienta.
Levantamento do orçamento feito e dos débitos, agora o consumidor poderá se livrar da dívida seguindo apenas três passos: após entrar no site, clique em gerar o boleto de pagamento, em seguida escolha a forma de quitação da dívida (à vista ou parcelado) e a data de vencimento, no caso de parcelamento. Tudo escolhido, agora é só efetuar o pagamento.

Maior número de devedores está na Região Sudeste

Estudo desenvolvido pela Serasa Experian mostra que em dezembro de 2019 o número de consumidores inadimplentes no país chegou a 63,3 milhões, 1,5% a mais que em dezembro de 2018, quando eram 62,4 milhões. O montante alcançado pelas dívidas até dezembro de 2019 foi de R$ 256 bilhões, com valor médio de R$ 4.043.
A maior concentração dos negativados tem entre 26 e 40 anos (37% do total). Em segundo no ranking de participação entre os inadimplentes estão pessoas de 41 e 60 anos, que correspondem por 34,2% do total.
O estudo mostra que a região com maior percentual de inadimplentes do país era a Sudeste, com 45,5% do total, seguida do Nordeste, com 24,4%. O Sul ficou em terceiro, com 12,8% dos negativados. A Região Norte registrou 9,3%, seguido do Centro-Oeste, com 8,2%.
"Durante 35 dias, os parceiros integrados em nossa plataforma ofertarão condições especiais para quem quiser pagar suas dívidas", diz Lucas Lopes, diretor do Serasa Consumidor.
A startup preparou uma promoção: duas pessoas que pagarem os acordos à vista concorrerão a um jantar com a cantora Daniela Mercury em Salvador com tudo pago e um acompanhante.

Balanço das finanças é essencial

Um dica importante é fazer um Raio-X das finanças antes de assumir o compromisso de pagamento da dívida para saber se terá como arcar com os pagamentos, em caso de parcelamento. O alerta é de Gilberto Braga, economista e professor da Fundação D. Cabral e do Ibmec. "Quando for renegociar a dívida, esteja certo de que poderá pagar o que propôs ao credor. Não adianta renegociar e depois começar a dever de novo, pois pode piorar a situação", orienta o especialista.

Levantamento do orçamento feito e dos débitos, agora o consumidor poderá se livrar da dívida seguindo apenas três passos: após entrar no site, clique em gerar o boleto de pagamento, em seguida escolha a forma de quitação da dívida (à vista ou parcelado) e a data de vencimento, no caso de parcelamento. Tudo escolhido, agora é só efetuar o pagamento.

Comentários