Mais Lidas

Execução no bicho

Bid, irmão de Maninho, foi metralhado na Barra, após desfile do Salgueiro

Daniel Castelo Branco/Agencia O Dia
Daniel Castelo Branco/Agencia O Dia -

Apontado pela polícia como um dos chefes do jogo do bicho no Rio, Alcebíades Paes Garcia, o Bid, foi assassinado a tiros na madrugada de ontem, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Bid voltava do desfile do Salgueiro, na Marquês de Sapucaí, e ia deixar sua mulher em casa, quando a van em que estavam foi metralhada. A mulher e o motorista de Bid, que também estavam no veículo, nada sofreram.

Segundo a Polícia Militar, equipes do 31° BPM (Recreio dos Bandeirantes) foram acionadas por volta de 4h30 e, ao chegarem ao local, encontraram a vítima morta dentro da van. A área foi isolada e o carro periciado pela Divisão de Homicídios (DH), que investiga o caso.

A mulher de Bid e o motorista prestaram depoimento na especializada na manhã de ontem, mas não falaram com a imprensa. Segundo a Polícia Civil, agentes buscam imagens de câmeras de segurança da rua analisam as gravações do edifício em frente ao qual Bid foi morto.

Segundo testemunhas, os atiradores estavam em um Honda Fit de cor preta, e teriam usado máscaras de palhaço durante a ação. A Polícia Civil informou que os criminosos efetuaram mais de 40 tiros. No local do crime, na Avenida Jornalista Henrique Cordeiro, havia marcas de disparos em um carro estacionado na rua e nas grades de um prédio vizinho.

Alcebíades Paes Garcia era irmão do bicheiro Waldomiro Paes Garcia, o Maninho, que foi executado em setembro de 2004. A morte detonou uma disputa por pontos de jogo do bicho no estado e pelo espólio de Maninho. Ambos eram filhos do contraventor Waldemiro Garcia, o Miro, patrono da escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, morto aos 77 anos, de infecção pulmonar, em 2004.

Em 12 de abril de 2017, o filho de Maninho, Waldomiro Paes Garcia Júnior, o Mirinho, então com 27 anos, foi morto após um sequestro, mesmo após pagamento do resgate de R$ 100 mil. Em outubro do ano passado, a filha de Maninho e irmã de Mirinho, Shanna Harrouche Garcia, sobreviveu a um atentado a tiros.

Daniel Castelo Branco/Agencia O Dia Daniel Castelo Branco/Agencia O Dia
Bid (detalhe) estava na van com a mulher e o motoristas, que não foram atingidos, na Barra Reprodução/TV Globo
Ao lado de Ludmilla no trio elétrico do Fervo da Lud, estavam sua mãe, Silvana Oliveira, e a esposa da cantora, Bruna Gonçalves Daniel Pinheiro / AgNews
O carro abre-alas com o beija-flor, símbolo da Azul e Branca de Nilópolis, empolgou o público Luciano Belford