Mais Lidas

Maré teve 300 horas de operações em 2019

Uma ação policial ocorreu a cada nove dias no local ano passado

Policiais na Maré, onde foram registradas 49 mortes em 2019, sendo 34 em decorrência de ação da polícia
Policiais na Maré, onde foram registradas 49 mortes em 2019, sendo 34 em decorrência de ação da polícia -

Os moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, viveram cerca de 300 horas de operações policiais em 2019, o que representou uma operação a cada nove dias. Foram 49 mortes: um aumento de mais de 100%, em relação a 2018. Dessas, 34 foram em decorrência de ação policial e 15 por ação de grupos armados.

As informações fazem parte da 4ª edição do Boletim Direito à Segurança Pública na Maré, lançado ontem. O levantamento é produzido pelo projeto De Olho na Maré, através do Eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré.

Foram registrados 24 dias de atividades suspensas nas escolas da região, totalizando até 12% dos dias letivos perdidos, e 25 dias de atividades suspensas em unidades básicas de saúde, com menos 15 mil atendimentos.

Para a coordenadora do levantamento, Lidiane Malanquini, os dados mostram o impacto das operações policiais. "Historicamente, os indicadores de sucesso de uma operação policial são medidos através do número de pessoas presas, apreensão de drogas e armas. A produção de dados e narrativas de quem sofre os impactos severos desta política de segurança, que não preserva a vida, fecha escolas, postos de saúde e limita tantos outros direitos, é fundamental para pensarmos como as políticas públicas podem se estruturar a partir das necessidades e das demandas locais", afirmou Lidiane.