Mais Lidas

Estado em alerta

Não cumprimento da meta de vacinação pode causar surto da doença no Rio

SARAMPO
SARAMPO -

A primeira morte por sarampo confirmada no estado do Rio, depois de 20 anos, acendeu o sinal de alerta. Ontem, o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, informou que o número de infectados pode chegar a 10 mil até dezembro, caso a meta de imunização não seja atingida — a campanha de vacinação termina dia 13 de março. Entre 2018 e 2019, o Rio registrou aumento de 1.565% nos casos da doença. Hoje acontece, em todo Brasil, o Dia D de Vacinação contra o sarampo.

"O sarampo está matando e pode acontecer uma tragédia no Estado. As pessoas estão preocupadas com o coronavírus e deixando de se atentar pelo que é real. O sarampo está no Rio, e é real. Todo esforço está sendo feito pelo Estado, mas precisamos que o cidadão se conscientize e vá se vacinar", alerta o secretário.

O bebê de oito meses David Gabriel dos Santos teve o óbito confirmado no dia 6 de janeiro, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, mas a doença só foi confirmada como a causa da morte anteontem.

Segundo a SES, o recém-nascido vivia na Fundação Assistencial Santa Bárbara, no bairro Vila de Cava. Outros três casos foram registrados no local. Duas crianças e uma cuidadora contraíram a doença, mas já estão curadas.

Em 2018 o número de infectados no Estado era de 20 pessoas. No ano passado a Secretaria de Estado de Saúde confirmou 333 casos. Este ano, até o dia 9 de fevereiro, 189 casos já tinham sido confirmados. A Baixada Fluminense lidera o ranking de infectados.