Mais Lidas

Tradição sob novas regras

Venda de pastel e caldo de cana nas ruas é regulamentada pela Prefeitura do Rio

Cliente da barraca do Bigode, Paula Mendes aprovou regulamentação
Cliente da barraca do Bigode, Paula Mendes aprovou regulamentação -

Existem combinações gastronômicas no Rio de Janeiro que o carioca, de fato, se identifica. O churrasquinho com cerveja, o Biscoito Globo com o mate da praia e o pastel com caldo de cana na feira são, por exemplo, algumas dessas delícias. Esse último teve seu comércio ao ar livre regulamentado pela prefeitura ontem.

A legalização foi um pedido da Associação dos Comerciantes de Pastel e Caldo de Cana do Município do Rio, que representa cerca de quatro mil pessoas que vivem diretamente dessa atividade. A partir de agora, os vendedores que tiverem interesse em manter sua barraca terão que realizar um curso de segurança alimentar.

Segundo a assessoria de imprensa da Vigilância Sanitária do Rio, o decreto organiza a venda do pastel e do caldo de cana na cidade. Além disso, estabelece regras sobre as atividades e o número de autorizações e locais onde podem ser vendidos.

Aulas serão gratuitas

Entre as demais regras estão normas sanitárias que os ambulantes terão que cumprir com foco nas ações de prevenção de riscos à saúde pública. Para cumprir tudo isso, os vendedores vão precisar se capacitar por meio de curso. As aulas serão gratuitas e vão abordar temas como higiene na manipulação de alimentos.

Os comerciantes terão direito à carteira oficial de manipulador de alimentos, que deve ser apresentada durante as ações de fiscalização como comprovante de que os profissionais passaram pela capacitação.

Comerciante de pastel e caldo de cana em uma feira de Laranjeiras, Bigode se mostrou favorável à legalização da atividade. "Concordo com tudo que seja em relação à melhoria do meu trabalho", destacou.

Paula Mendes, consumidora do pastel e caldo de cana do Bigode, também achou a regularização positiva. "Esse curso de segurança alimentar vai fazer um filtro nos comerciantes. Isso provavelmente vai aumentar a qualidade do serviço", ressaltou.