Mais Lidas

Troca também no metrô

Substituição é gratuita e deve ser feita pelo titular do benefício

Atendimento para troca gratuita dos cartões será reforçado
Atendimento para troca gratuita dos cartões será reforçado -

Os antigos cartões do tipo Vale-Transporte (VT) já podem ser trocados pelos novos, gratuitamente, nas estações do MetrôRio. A Riocard Mais afirmou que o total de equipes passará de 90 para 175 e já existem pontos de troca na SuperVia e no BRT. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

De acordo com a empresa, há 730 mil cartões Vale-Transporte do novo modelo Riocard Mais em uso. E novos pontos de atendimento serão adicionados gradativamente em pontos de ônibus, VLT e nas barcas.

A troca é gratuita e é necessário que o passageiro apresente o modelo antigo do VT em um dos postos. Como o benefício é pessoal e intransferível, a substituição deve ser feita pelo titular do cartão. No ato, é emitido um comprovante com os valores dos créditos de transporte que estavam disponíveis no modelo antigo.

Ao migrar para o Riocard Mais, o passageiro também mantém os benefícios tarifários atrelados ao cartão, como o Bilhete Único Carioca (BUC), o Bilhete Único de Niterói e o Bilhete Único Intermunicipal (BUI). A empresa ressalta que os cartões VT antigos deixarão de ser aceitos aos poucos nos meios de transporte.

Alteração no Passe Universitário

Depois de determinação da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), de novembro de 2019, o Bilhete Único Universitário passa a valer apenas para alunos do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou que ingressaram na universidade pública pelo sistema de cotas e com renda da família de até um salário mínimo per capita.

No caso de alunos com 100% de bolsa no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), mas não beneficiados pelo Programa de Cotas, é preciso comprovar ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou então particular, mas com bolsa integral.

Estudantes universitários fizeram um protesto, ontem, em frente ao prédio da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, contra a medida da SMTR. A secretaria explicou, em nota, que "o objetivo é evitar fraudes no transporte coletivo e garantir o serviço aos que realmente precisam". Ainda ontem, o vereador Babá (PSOL-RJ) entrou com ação popular para revogar a medida. O pedido vai ser julgado, hoje, pela 9ª Vara de Fazenda do Tribunal de Justiça.

Atendimento para troca gratuita dos cartões será reforçado Divulgação
Pontos de troca do Vale Transporte Divulgação / Riocard Mais