Mais Lidas

Cidade em alerta

Profissionais temem a chegada de turistas orientais ao Rio devido ao coronavírus

Dezenas de turistas orientais desembarcam no Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, com o uso de máscaras protetoras
Dezenas de turistas orientais desembarcam no Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, com o uso de máscaras protetoras -

Profissionais do setor de turismo e dos aeroportos do Rio estão temerosos com a possível chegada do coronavírus no Rio diante da presença de turistas orientais no município. Nesta segunda-feira, uma mulher com traços asiáticos foi hostilizada por visitantes que frequentavam o Trem do Corcovado, no Cosme velho. "A mulher foi passando e todo mundo abrindo espaço. Até uma obreira que estava aqui se afastou. Se eu vejo chineses, fico com medo mesmo. Ainda bem que a maioria vem de pacotes e não almoça por aqui", disse o funcionário de um restaurante que recruta turistas para o estabelecimento.

Ontem, turistas do Piauí que estavam no Corcovado contaram que estão preocupados. "Meus parentes não queriam que eu viesse ao Rio. Me recomendaram trazer máscara e luva, mas eu não estou com medo", revelou uma senhora.

Um áudio que viralizou nas redes sociais traz o relato desesperado de um taxista no Aeroporto do Galeão. Ao ver dois chineses de máscaras ele diz: "Você vai parar? Vou é o cacete". Motoristas, no entanto, afirmaram que não têm como recusar os orientais. "Ontem mesmo chegou um grupo enorme de chineses aqui de ônibus. Como vamos recusar? As autoridades é que precisam nos dizer o que fazer", comentou um deles.

Também ontem, ao verem turistas orientais com máscaras, cinco funcionárias de uma companhia aérea apertaram o passo para se distanciarem deles. "Não sabemos se estão infectados ou não. Na dúvida, prefiro evitar", argumentou uma das mulheres. Enquanto entravam em um ônibus de turismo, os coreanos eram observados com olhares receosos.

Comentários