Mais Lidas

'Encerramento é uma máquina de fake news'

O desfile será encerrado abordando as notícias falsas, em uma alegoria que terá o personagem Pinóquio e um grande smartphone. "O encerramento é uma máquina de fake news que elege o celular como um dos grande portadores das mentiras da atualidade. Hoje, a vigarice está na mão de todos que usam tecnologia", diz Silveira.

Mas como um recado de esperança, o vigarista que abre o desfile da agremiação virá preso em uma gaiola no último setor. "Será como se ele estivesse pagando os pecados", destaca Silveira.

A expressão que dá nome ao enredo O Conto Do Vigário terá a história remontada em plena Avenida. No século XVIII, em Minas Gerais, duas paróquias queriam a mesma imagem de Nossa Senhora. Um dos vigários propôs que amarrassem a santa num burro e o colocassem entre as igrejas. A paróquia que o burro tomasse direção ficaria com a imagem. "O burro pertencia ao padre que teve a ideia. Então, o animal só voltou para casa", detalha Silveira. "No alto do abre-alas, terá a imagem da santa rodando desesperada sem saber pra onde ela vai na cidade. Será divertido", acrescenta.

A terceira alegoria representará uma figura de um lobo em pele de cordeiro, vendendo dízimos e um terreno no céu. "É uma crítica direta às igrejas neopentecostais", aponta o carnavalesco.