Mais Lidas

Na volta às aulas alunos levam sua própria água para a escola

Secretaria Municipal de Educação diz que cisternas das unidades passam por limpeza. Em caso de necessidade prefeitura fará abastecimento com água mineral

Carolina Ferraz conta que foi aconselhada a levar água mineral para o filho Samuel consumir na escola
Carolina Ferraz conta que foi aconselhada a levar água mineral para o filho Samuel consumir na escola -
Às vésperas da volta às aulas na rede pública, muitos pais continuam preocupados com a qualidade da água fornecida pela Cedae. Embora a Secretaria Municipal de Educação diga que as cisternas das unidades estão passando por limpeza, e que em caso de necessidade haverá abastecimento com água mineral, a desconfiança dos responsáveis ainda é grande. Na rede privada, onde as atividades escolares foram retomadas ontem, a orientação é para que os alunos levem sua própria garrafinha de água, medida esta compartilhada também pelos especialistas.
Ontem, o DIA percorreu escolas particulares da Zona Norte e encontrou muita reclamação por parte dos pais. Foi o caso de Carolina Ferraz, 41 anos. Segundo a moradora da Vila da Penha, o custo tem sido alto. "Tivemos uma reunião na escola, na última sexta-feira, e foi aconselhado pela direção que mandássemos água para as crianças. O problema é que com esse calor, uma garrafinha pode ser pouca. É uma situação chata, pois estamos pagando caro por uma água que não serve para beber", diz a mãe do pequeno Samuel.
Na porta da mesma escola, outro responsável desabafa. "Por precaução, achamos melhor comprar água mineral. Foi a própria escola que recomendou. Não sabemos até quando isso vai durar. É um gasto que não estava previsto", diz Luciano de Souza. Uma funcionária do colégio confirmou a recomendação. "Apesar da limpeza da caixa e da água filtrada nos bebedouros, o gosto e o cheiro ainda são muto fortes. A única saída foi pedir para que eles trouxessem a própria água".
A situação é mesma nas escolas de Ramos. Mãe de Gabriel, Suzana Matias diz que a saída foi abastecer as garrafas no trabalho do marido. Ela também foi avisada durante a última reunião de pais sobre as condições da água que chega à escola. "A gente não teve escolha. O custo seria muito alto e iria afetar nosso orçamento. Todos os dias meu esposo leva três garrafas vazias para o serviço para encher. Vi muitos casos de diarreia e não quero colocar a saúde dele em risco", conta.
Segundo o conselheiro do Cremerj e pediatra André Luiz Costa, 
Em nota, a prefeitura disse que tem toda preocupação com o assunto e toma cuidados preventivos em relação à água para os alunos beberem. Segundo a nota, há um trabalho preventivo em parceria com a Vigilância Sanitária, além da limpeza nas cisternas como reforço. Ainda segundo o órgão, os alunos consomem água filtrada sempre e que as escolas estão abastecidas com água mineral para o caso de necessidade.
Também por meio de nota, a Agenersa, órgão regulador da Cedae, disse que será interveniente nas negociações que estão ocorrendo entre a Companhia e o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecom). "A nossa presença é para assegurar o cumprimento do acordo e para que os valores que porventura sejam devolvidos à população não façam parte de nenhum reequilíbrio econômico-financeiro da Cedae, ou seja, a Companhia deve arcar com esse ressarcimento sem transferir o ônus para os usuários".
Carolina Ferraz conta que foi aconselhada a levar água mineral para o filho Samuel consumir na escola Fábio Costa
Rio de Janeiro - 03/02/2020 - Escolas particulares pedem aos pais que levem água de casa , na foto a mãe Suzana Matias com o filho Gabriel no bairro de Ramos - Foto: Fábio Costa/Agência O Dia Fábio Costa/Agência O Dia
Rio de Janeiro - 03/02/2020 - Escolas particulares pedem aos pais que levem água de casa , na foto a mãe Suzana Matias com o filho Gabriel no bairro de Ramos - Foto: Fábio Costa/Agência O Dia Fábio Costa/Agência O Dia
Rio de Janeiro - 03/02/2020 - Escolas particulares pedem aos pais que levem água de casa , na foto o pai Luciano Souza com os filhos,Gustavo e Gabriela no colégio CERC no bairro Vila da Penha - Foto: Fábio Costa/Agência O Dia Fábio Costa/Agência O Dia