Mais Lidas

Plano de ação

Prefeitura e estado tomam medidas para atendimento durante o Carnaval

A foliã Manuela Netto já foi para o bloco no Largo dos Leões preparada com máscara cirúrgica e álcool em gel no bolso para pular Carnaval
A foliã Manuela Netto já foi para o bloco no Largo dos Leões preparada com máscara cirúrgica e álcool em gel no bolso para pular Carnaval -

A prefeitura e o Estado do Rio preparam para o Carnaval um plano de contingência em virtude dos recentes casos de coronavírus ao redor do mundo. Na China, 360 morreram e a doença já atinge mais de 14,3 mil pessoas em 24 países. Ontem, foi registrada nas Filipinas a primeira morte fora do país foco do surto.  

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o planejamento será finalizado e divulgado durante esta semana. Há a possibilidade de 120 leitos extras em suas unidades. "Estamos numa fase de planejamento, revendo nossos estoques de insumos especializados e centros de referência para atendimento a pacientes com a doença, como Ronaldo Gazolla, em Acari", disse à Agência Brasil a secretária, Beatriz Busch.

No estado, o médico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) Alexandre Chieppe disse que o plano não atinge só o Carnaval. "Nós já o preparamos em virtude da declaração da OMS de emergência internacional. Ele já está em funcionamento, mas agora o objetivo é expandir para hospitais como Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião, dos Servidores e Pedro Ernesto, para estarmos ainda mais preparados", afirma.  

Para quem vai curtir o Carnaval, o infectologista Alberto Chebabo diz que os foliões devem se preparar: "Como não há nenhum caso confirmado, são aquelas precauções de levar álcool em gel, pessoas doentes evitarem aglomerações e ao espirrar cobrir com um anteparo como lenço ou cotovelo".