Mais Lidas

Coronavírus deixa o mundo em alerta

OMS declarou emergência global. No Rio, há um novo caso suspeito

Na Fiocruz, funcionários trabalham no diagnóstico de casos suspeitos
Na Fiocruz, funcionários trabalham no diagnóstico de casos suspeitos -

A Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou o mundo em estado de emergência global de saúde pública por causa do coronavírus. No Brasil, o Ministério da Saúde manteve o número de nove casos suspeitos da doença. Segundo a pasta, há um novo caso suspeito no Rio.

A situação divulgada na quarta-feira foi descartada. Porém, a Fiocruz ainda analisa as amostras do paciente. No entanto, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) garante que não há registros de coronavírus no estado. O órgão informou que todos foram descartados por não apresentarem critérios clínicos. A secretaria alegou que os dados foram fechados às 16h de ontem, enquanto o boletim do Ministério da Saúde era referente às informações enviadas por estados até as 12h.

Com a nova declaração da OMS, a entidade poderá ajudar países subdesenvolvidos no combate e diagnóstico da doença. Segundo o delegado do Conselho Regional de Biomedicina, Raphael Rangel, a atitude adotada pela OMS não foi tomada pelo aumento de casos na China, onde o surto começou, mas para recomendar medidas para limitar o avanço. "Os países terão treinamento para conter o vírus e a OMS informará quais protocolos os países devem adotar, como o isolamento de regiões infectadas", explicou.

O Ministério da Saúde informou que o risco de infecção no Brasil continua como "perigo iminente" e só será elevado para o nível "emergência de saúde pública" se o primeiro caso for confirmado. Caso seja confirmado algum caso de infecção da doença no país, medidas como foco no controle do vírus e otimização de recursos serão tomadas. "Nós já estamos nos preparando para colocar mais mil leitos de UTI em hospitais de referência", afirmou o Secretário Executivo da Saúde, João Gabbardo.

No mundo, são mais de oito mil infectados. Já chega a 212 o número de mortos na China.