Mais Lidas

Duas mortes no interior

Inundações deixam 15 mil desabrigados ou desalojados

Em Itaperuna, no Noroeste, as fortes chuvas deixaram ruas alagadas
Em Itaperuna, no Noroeste, as fortes chuvas deixaram ruas alagadas -

Duas pessoas morreram durante as fortes chuvas que atingiram o interior do estado. As vítimas são Tarciano dos Reis Gama, de 19 anos, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, e o músico Anderson Titolei, em Porciúncula, no Norte do Rio. Desde o dia 21, oito municípios da região foram afetados por inundações, que deixaram pelo menos 15 mil desabrigados ou desalojados.

O corpo de Tarciano foi encontrado por bombeiros na tarde de ontem, no bairro Matadouro, em Itaperuna. O rapaz e outros três jovens pularam da Ponte de Ferro no Rio Muriaé, no sábado. Ele foi arrastado pela correnteza.

Segundo o secretário Municipal de Governo de Itaperuna, Franciney de França, a cota de transbordo do Rio Muriaé é de 4,50 metros, mas o afluxo ainda estava em 5,64 metros ontem. A cidade está em situação de emergência, com 3.570 desalojados e 75 desabrigados. "Nós lamentamos muito a morte do rapaz. Não se deve pular no rio em condições de enchentes", alertou o secretário.

Um trecho da BR-356 que passa por Itaperuna, ligando o Estado do Rio a Minas Gerais, chegou a ser interditado. O Hospital São José do Avaí, referência para as cidades do Noroeste Fluminense, também foi invadido pela água. Pacientes precisaram usar botes para chegar ao local. Os corpos de pacientes mortos no hospital estão sendo retirados com a ajuda de embarcações.

Em Porciúncula, Anderson Titolei morreu devido à enchente do Rio Carangola, que chegou a 8,22 metros. O nível de transbordo é de 5,20 metros. As chuvas deixaram 85% da cidade submersa. Segundo os moradores, Porciúncula enfrenta a maior inundação da sua história. Há 4.500 desalojados e 183 desabrigados. "Parece que a cidade foi atingida por um tsunami", afirmou o secretário de Defesa Civil do município, Gilmar Gonçalves.

Comentários