Mais Lidas

Cardápio do dia: feijão, arroz e haxixe

Agentes da Seap apreendem marmita com drogas no Evaristo de Moraes

Agentes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) fizeram uma apreensão inusitada, na quinta-feira, em mais uma ação da operação 'Bloqueio', no Presídio Evaristo de Moraes, em São Cristóvão, na Zona Norte. Dentro de uma marmita de arroz, feijão e frango à parmegiana, que estava sendo levada por uma parente de preso, eles encontraram bolinhas de haxixe misturadas à comida. Ao todo foram 135 gramas da droga, que se assemelha a grãos de feijão.

A mulher foi levada para a 17ª DP (São Cristóvão) e autuada em flagrante. A acusada não teve o nome divulgado e a Seap não informou a qual detento a droga seria entregue.

Segundo a Seap, em 2019 a operação Bloqueio prendeu 115 visitantes tentando entrar com drogas e celulares em cadeias do estado. As formas usadas pelos criminosos vão do arremesso por cima dos muros a mulheres forjando gravidez para não passar pelo scanner.

Outras duas operações foram deflagradas pela Seap no ano passado e deverão continuar este ano: Asfixia e Iscariotes. Na operação Asfixia foram apreendidos, no ano passado, 10.282 celulares nas celas dos presídios fluminenses. Já a operação Iscariotes flagrou 23 agentes penitenciários tentando entrar com objetos ilícitos nas cadeias.

Ainda segundo a Seap, foram feitos investimentos em tecnologia, com a aquisição de três drones e a inauguração do centro de monitoramento de unidades, no Complexo do Gericinó, em Bangu, com câmeras de última geração, entre elas as de reconhecimento facial e de placas de veículos.