Mais Lidas

Esperança em um desconto na conta

Água vai pelo ralo e indenização não é garantida

Presidente da Cedae, Hélio Cabral pediu desculpas à população, mas disse não poder precisar quando água chegará limpa nas residências
Presidente da Cedae, Hélio Cabral pediu desculpas à população, mas disse não poder precisar quando água chegará limpa nas residências -

Dona Josefa Reis, moradora de Água Santa, na Zona Norte do Rio, ainda não sabe se terá algum desconto na conta da Cedae, referente a este mês. Sua única certeza é que não vai utilizar os 11 mil litros estocados nas caixas d'águas de sua casa, devido à contaminação. Assim como ela, outros milhares de fluminenses darão o mesmo destino para essa água: o ralo.

A medida também chegou aos condomínios, onde a limpeza dos reservatórios já foi antecipada. Fica o alerta para o desperdício, já que a partir de hoje, a companhia começa a empregar carvão ativado no processo de tratamento de água.

A expectativa, segundo o secretário da Casa Civil, André Moura, é que o abastecimento comece a ser normalizado já a partir de hoje. O governo do estado reforça, no entanto, que não tem poder de decisão sobre possíveis descontos a consumidores. Caberá ao Conselho Administrativo da Cedae a decisão sobre o desconto na conta de água. A primeira reunião do grupo está prevista para o próximo dia 30.

Ontem, a companhia realizou testes operacionais na Estação de Tratamento do Guandu e hoje será iniciado o processo com o carvão ativado.

O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública do Estado, abriu um procedimento para investigar a possibilidade de indenização aos consumidores da Cedae. Segundo a coordenadora do Nudecon, Patrícia Cardoso, o procedimento poderá resultar em três ações: arquivamento do processo, acordo com a Cedae ou ação coletiva por indenização.

Hoje, os órgãos envolvidos na investigação do caso e a Cedae, receberão ofícios informando sobre o procedimento do Nudecon.