Mais Lidas

Promessa em conta

Governo estuda dar desconto a quem foi prejudicado pela água contaminada

Operários montam o equipamento com carvão ativado que será usado para tratar a água em Gandu
Operários montam o equipamento com carvão ativado que será usado para tratar a água em Gandu -

Três semanas depois de a população denunciar a má qualidade da água que tem chegado barrenta ou com forte cheiro e sabor de terra às torneiras, o governo do estado avalia a possibilidade de abatimento na conta d'água dos consumidores afetados. Segundo o secretário da Casa Civil, André Moura, a medida ainda precisará ser aprovada pelo conselho administrativo da companhia. "O abatimento é uma situação que está em análise, mas não é uma determinação somente do governador. A companhia tem um conselho", explica.

Segundo Moura, a qualidade da água fornecida pela Cedae pode melhorar a partir de amanhã, quando começará o tratamento com o carvão ativado. Ele nega que a água só volte ao normal após semanas. "Assim que o sistema entrar em operação, quinta-feira, agora", garante, a melhora será notada.

Moura credita o problema a administrações anteriores e diz que havia projetos engavetados há 16 anos."Éramos a única companhia, sem captação de água corrente, que não tem esses filtros (de carvão). Agora vamos ter. A companhia, por determinação do governador, está trabalhando para apresentar uma proposta de intervenções que possam resolver, fora aquilo que está previsto em investimento nas concessões dos quatro blocos, que resolverá definitivamente o problema de Guandu", diz. De acordo com Moura, a previsão de investimento nos quadros de modernização na estação Guandu são de R$ 700 milhões.